Consumo de hambúrguer cresce mais de 600% nos últimos anos no Brasil
Os dados são do Instituto de Gastronomia que, no período entre 1994 e 2020, houve um aumento de 611% no consumo de hambúrguer. Um prato tentador e diversificado, que se popularizou após a Primeira Guerra Mundial, e que ganhou o coração não só dos americanos, mas dos brasileiro e de outros lugares no mundo.
Hambúrgueres são a opção mais rápida apesar de não ser a apontada como a mais ideal quando se fala de saúde alimentar. Empresas de olho nesse mercado aproveitaram a oportunidade e, hoje, lucram muito com esse nicho da gastronomia. A concorrência é grande e o jeito de se destacar está em oferecer variedade de sabores e de preços, a fim de agradar essa parcela dos consumidores, incluindo os vegetarianos.
Ao que se deve esse crescimento?
Um levantamento feito pelo IBGE em 2019, antes do início da Pandemia do Covid-19, aponta que mais de 30% do orçamento familiar brasileiro é destinado às refeições com a entrega por delivery. Esse número pode refletir a priorização das refeições rápidas que, muitas vezes, também são feitas durante os deslocamentos nos grandes centros. O hambúrguer tem aparecido como uma das principais opções para aqueles que preferem comidas de Fast-foods.
Além disso, restaurantes de todo o Brasil enxergaram no tamanho e nas porções do prato, pois é uma oportunidade de negócio valiosa, expandindo as operações para satisfazer os gostos mais sofisticados e exóticos.
Dessa maneira, a popularização de estabelecimentos que se dedicam exclusivamente à venda de hambúrgueres, conhecidos como hamburguerias, é espantosa. No cardápio desses restaurantes, é possível observar combinações diferentes de receitas, com o uso de ingredientes diferenciados, como queijos premium, pães integrais e até mesmo cogumelos para aqueles que não comem carne.
Esses estabelecimentos oferecem não só um produto mais sofisticado, mas também a experiência de comer em estabelecimentos diferenciados, que começa do cardápio e vai passando até a decoração do lugar.
Como uma empresa pode aproveitar essa tendência?
Os hambúrgueres artesanais fizeram tanto sucesso que até mesmo redes de lanchonetes gigantes de fast food como o McDonald’s e o Burger King, adaptaram seus cardápios para também oferecer aos clientes mais exigentes, com sua a linha de hambúrgueres especiais.
É imprescindível que, os restaurantes mantenham-se sempre atualizados e relevantes, adaptando as tendências culinárias, como fazem as líderes desse nicho. O paladar do consumidor evoluiu, bem como suas exigências por novidades, e cabe aos responsáveis pela administração dos restaurantes manterem-se sempre atualizados.
G do Chef pode ajudar empreendedores que querem se atualizar
Originally posted 2023-02-26 20:32:52.
Artigos relacionados:
Em breve haverá artigos relacionados