
1. Monte um plano de negócios
Montar um plano de negócios detalhado é o ponto de partida fundamental para qualquer empresa que deseja ter sucesso no mercado. Antes mesmo abrir a sua pizzaria, é preciso ir atrás de uma série de informações relevantes, que servirão de norte para os seus próximos passos. Um dos passos mais importantes é um estudo de viabilidade econômica.
Qual o investimento necessário para a abertura da empresa? Qual o capital de giro para manter o funcionamento da pizzaria nos primeiros meses? Quais serão as despesas fixas para manter o estabelecimento aberto?
É fundamental ter essas informações na ponta do lápis antes de prosseguir. Outro ponto importante é entender o mercado em que você irá atuar.
Pesquise o perfil de consumo da região em que você pensa em instalar o estabelecimento, estude a concorrência e defina bem o seu público-alvo. Com todas essas informações em mãos, analise que diferenciais podem ser oferecidos e como a sua pizzaria pode se destacar das outras e conquistar a preferência da clientela.
2. Diversão na pizzaria
Todo mundo gosta de competir; imagine como você se beneficiaria promovendo uma competição ou atividades na sua pizzaria. Você poderia ter um concurso para ver quem consegue comer mais pizza em um período de tempo específico.
Ou que tal convidar pessoas para assar suas próprias pizzas e premiar o melhor? Assim é possível criar um nível de diversão que irá manter a sua marca no topo da mente de todos.
3. Surpreenda apoiando eventos sem fins lucrativos
Envolver-se com a comunidade local promoverá uma boa exposição por um custo relativamente baixo.
Que tal envolver-se com aquela Organização Sem Fins Lucrativos ou Associação de Moradores do seu bairro?
Promova uma noite em que uma porcentagem de todas as vendas será doada. Assim você contribui para um mundo melhor e ainda promove a sua marca.
Você ainda pode distribuir panfletos ou cupons especiais para promover o evento e aumentar suas vendas.
4. Seja uma pizzaria kid-friendly
Se o ambiente é ideal para as crianças, logo, as famílias vão ficar por um bom tempo.
Aposte em playgrounds, sala de jogos, desenhos animados e brinquedos.
Com certeza seu estabelecimento ficará na boca da criançada.
Claro, para isso, é necessário contar com uma equipe de monitores capacitados para cuidar dos pequenos.
E caso sua pizzaria disponha de amplo espaço ao ar livre, você pode revolucionar ainda mais e se tornar pet-friendly!
5. Fidelize os caçadores de desconto
Os chamados Caçadores de Desconto são aqueles clientes passageiros, que só aparecem em promoções.
Muitas empresas acreditam que a técnica de cuponagem traz um efeito negativo, deixando o cliente mal acostumado, pois, em vez de o consumidor ser fiel à empresa, ele se torna fiel aos descontos.
Entretanto, é importante lembrar que clientes só se tornam fiéis após conhecerem o seu estabelecimento. E, muitas vezes, é por meio das promoções que isso acontece.
Por isso, aposte em ofertas especiais que atraiam o público.
Promoções temáticas ou sazonais, ou ainda descontos para datas especiais são uma boa “desculpa” para oferecer preços mais baixos aos clientes.
6. Use e abuse dos descontos
Seguindo a dica anterior, cupons que oferecem um valor real de desconto podem impulsionar as vendas quando utilizados corretamente.
Para criar uma boa estratégia para cupons, faça pesquisas, tente identificar e localizar o que chamaria atenção e o que atrairia potenciais clientes.
Nessa estratégia vale descontos em valor, pizzas ‘grátis’, coberturas de bônus, borda recheada grátis etc.
Se você quiser apenas testar o mercado diretamente, imprima cupons de diferentes tipos e, em seguida, avalie qual obteve melhor desempenho.
Outra alternativa é divulgar os cupons junto a sites e marcas confiáveis.
Além de atrair o público, essa é uma excelente oportunidade para fechar parcerias que podem ser benéficas no futuro.
7. Conquiste novos públicos
Que tal oferecer tipos diferentes de massas, como integrais, sem glúten ou veganas?
Hoje, é super comum encontrar pessoas com alguma restrição alimentar e, às vezes, as soluções são super simples, como a simples troca ou remoção de um ingrediente da receita, sem custos adicionais.
Por isso, faça experimentos!
Para esse tipo de cliente, é sempre uma grata surpresa encontrar um estabelecimento que ofereça algo que atenda às suas restrições e se preocupe com o que eles podem consumir.
Além disso, às vezes, para se diferenciar, você tem que fazer algo diferente do que seus concorrentes estão fazendo.
Isso pode significar começar um serviço de entrega com uma área de cobertura mais ampla, alterar o horário de funcionamento, oferecer um serviço de pedidos online ou até mesmo melhorar a experiência do cliente na fila de espera!
8. Roleta da sorte
Clientes adoram ser recompensados e a estratégia da roleta é simples: o cliente vai à sua pizzaria, consome e, no momento do pagamento, o atendente traz uma roleta e, em seguida, o consumidor escolhe um número da sorte.
Caso ele acerte, não pagará a conta.
Caso a bolinha pare em números específicos, você pode dar descontos no próximo pedido.
9. Pizza Stop
Algumas empresas estrangeiras apostam nas ações de degustação em pontos movimentados da cidade, como supermercados, shoppings e até mesmo avenidas e semáforos.
Pequenos pedaços de pizza são entregues aos clientes em embalagens.
A ideia é divulgar a qualidade do seu produto a um público completamente diverso e aleatório, contribuindo para o boca a boca e ajudando na divulgação do negócio – especialmente para estabelecimentos recém-abertos.
10. Seja magnético
Quando as pessoas estão com muita fome e não sabem o que comer elas costumam visitar a geladeira inúmeras vezes.
Essa é a sua chance de estar lá, na geladeira do cliente, com um número de telefone à mão.
Além de ajudar aqueles clientes que precisam de um jantar de emergência, ímãs de geladeira são uma ótima ideia para pizzarias que desejam oferecer brindes e trabalhar a fidelização do público.
11. Envolva seu cliente
Incite o seu consumidor a interagir com o seu estabelecimento por meio das mídias sociais, por meio de check-ins, avaliações no Facebook, Google, Instagram e Tripadvisor.
Além de ser uma ótima opção para divulgar o local e atrair outros consumidores, quando você constrói relacionamentos com as pessoas, elas estarão mais propensas a voltar à sua pizzaria.
12. Fique próximo do cliente
Mantenha os cadastros dos clientes e use-os para promover ou lembrar que a sua empresa existe. Envie mensagens por WhatsApp, SMS ou e-mail com promoções e novidades – sempre com autorização do cliente, é claro.
Entre em contato com aqueles clientes que compraram apenas uma vez, busque um feedback e diga que o seu estabelecimento está buscando a cada dia novas formas de atendê-lo cada vez melhor.
Seja cordial e nunca retruque o cliente. Agradeça cada crítica e avaliação que receber – e, quem sabe, ofereça um desconto para a próxima compra.
13. Tenha ideias de promoções criativas para pizzaria
Aproveite as estações do ano, datas comemorativas e feriados.
Qualquer época é válida para promoções criativas para pizzaria.
Promoções não devem ser apenas para atrair novos consumidores, mas também para aumentar o ticket médio.
Além disso, elas são uma boa forma de recompensar os clientes fiéis, para que eles continuem relacionados à empresa.
Já pensou em criar uma promoção especial para os clientes que mais gostam do seu trabalho?
Um cartão de fidelidade, por exemplo.
14. Aposte no material gráfico
Já pensou em utilizar anúncios em caixa de pizza?
Você pode colocar um anúncio de outro serviço, como uma parceria.
Algumas empresas podem até pagar para anunciar nas suas embalagens e, assim, reduzir os seus custos.
15. Ideias de ações rápidas para sua pizzaria
- Borda recheada ou molho extra grátis.
- Cartão de fidelidade: junte “x” cupons ou imãs de geladeira e troque por uma pizza.
- Compre uma média mais “x” valor e leve uma grande
- Compre uma pizza gigante e ganhe uma pequena.
- Um dia da semana com todos os sabores pelo mesmo preço.
- Refrigerante grátis na retirada da pizza no estabelecimento.
- Entrega gratuita até determinado horário.
- Desconto para pedidos feitos até determinado horário.
- Combos para promover novos produtos.
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