G do Chef

Ao contrário do que se pode pensar, aprender a cozinhar está ao alcance de todos. Você poderá fazer sua própria comida ao adquirir essa nova habilidade, e podendo ter sua alimentação mais saudável e com mais autonomia no dia-a-dia.
cozinheiro-amador03-gdochef

Reunímos aqui explicaçoes para começar a cozinhar sem mistério ou sem segredos mesmo. Vamos falar mais sobre aprender a cozinhar: observe como se faz antes de começar! Assim como em cozinha profissional; a de casa também precisa saber algumas técnicas no manuseio dos utensílios e equipamentos. Toda a receita, simples ou arrojada, vai detalhar o modo como você deve manipular os alimentos corretamente.

Entre as habilidades de cozinha que todo cozinheiro novato precisa aprender, estão os seguintes:

  • Preparar ovos;
  • Marinar carnes;
  • Cozinhar carnes
  • Refogar legumes e temperos;
  • Guisar e saltear alimentos;
  • Preparar sobremesas.

 

Para aprender a fazer cada um desses processos, nada melhor do que observar outras pessoas fazendo.

“O importante é observar bem os modos de preparo antes de tentar. E não se frustre se nas primeiras tentativas não der certo! Como tudo na vida, saber cozinhar também exige prática.”
Sandro Dumke
Cozinheiro
cozinheiro-amador01-gdochef

Tenha todos os utensílios essenciais em sua cozinha

Se não tiver, adquira conforme for necessário.

Sem os utensílios de cozinha, você não conseguirá colocar em prática tudo que observou de outro cozinheiro ou nos vídeos e nem mesmo vai conseguir cozinhar. A seguir, indicamos alguns itens que não podem faltar na cozinha de jeito nenhum!

Panelas

São com elas que você conseguirá fazer o cozimento dos alimentos. Entre os tipos de panela que devem estar sempre ao alcance, estão as frigideiras e também a panela de pressão.

Facas

Estas permitem que você corte diversos tipos de alimentos. O modelo mais versátil é a faca do chef. Contudo, é possível adquirir outros tipos específicos, como as facas de cortar legumes. Com o tempo você vai entender o uso de cada uma.

Vasilhas

Você também precisará ter vasilhas para armazenar sobras de ingredientes e condimentos. Com elas, será possível deixar sua cozinha mais organizada e funcional. Não esqueça das etiquetas coladas nas tampas para sempre saber o que colocou ali e o prazo de validade de cada ingrediente.

cozinheiro-amador04-gdochef

Comece com receitas simples

Se você é um novato no mundo da culinária, então recomendamos que comece com receitas para iniciantes. As mais fáceis mesmo. Felizmente, são muitos os pratos saborosos que podem ser feitos de maneira simples. E com o preparo desses pratos, você já poderá adquirir uma boa experiência.

À medida que pegar mais prática, você poderá tentar fazer receitas em que a dificuldade pode deixar tudo mais complexo.

Leia com atenção a receita antes de iniciar o preparo de pratos
Não comece o preparo de um prato até que tenha entendido exatamente o que fazer em cada etapa descrita na receita.

Compre, separe e pese

Depois de voltar das compras separar tudo, lavar, pesar e deizar já cortado e nas medidas certas vai facilitar, e muito, na execução da receita.
Caso você não siga esse conselho, pode se confundir durante o preparo e perder o tempo exigido em cada passo da receita.

Para que isso não ocorra, siga os passos a seguir:
Passo 1: leia a receita com atenção;
Passo 2: separe todos os ingredientes nas medidas exigidas (como falado antes);
Passo 3: verifique se você tem todos os utensílios necessários ao preparo;
Passo 4: tire todas as dúvidas antes de começar a cozinhar.

Se você não entendeu algum ponto da receita, pesquise vídeos para observar como se faz na prática.

Siga tudo que está na receita à risca

Se você entendeu tudo que está posto na receita e tem todos os utensílios e ingredientes ao alcance das mãos, já pode começar o preparo do prato. Tenha em mente que esse é o momento mais delicado de todo o processo. Um erro aqui pode comprometer o resultado final.

Por isso, você deve seguir à risca todas as instruções de sua receita. Pontos como o tempo de preparo e as quantidades de cada ingrediente não devem ser menosprezados.

Além disso, resista à tentação de acrescentar ingredientes estranhos à receita ou de fazer improvisos. Aproveite seus primeiros momentos na cozinha para praticar e deixe os experimentos para uma etapa posterior do aprendizado.

É preferível tirar algum ingrediente do que colocar algo que vá deixar ruim ao paladar.

Aperfeiçoe-se e evolua na arte da culinária

Se você é um cozinheiro iniciante e gostaria de se aperfeiçoar na arte culinária, o mais indicado é continuar procurando novos conhecimentos sobre o assunto. Atualmente, existem também, vários aplicativos para celular sobre culinária. Use isso ao seu favor. Com o tempo, você verá que sua compreensão das receitas e preparos aumentará muito, o que permitirá mais facilidade no manuseio dos ingredientes.

Assim, ao estudar mais sobre culinária, você poderá conhecer novas técnicas de cozinha e novos utensílios, além de alternativas a ingredientes naturais, como os temperos frescos e deixar um pouco de lados aqueles “temperos de pozinhos”.

Cozinha para iniciantes: é paciência e persistência são as chaves para bons resultados. Evidentemente, você não começará fazendo pratos incríveis. Ao contrário, muitos erros serão cometidos antes de você conseguir alcançar bons resultados na cozinha. Assim, aprender a cozinhar é um processo que exige tempo. Por isso, não desista e procure sempre se aperfeiçoar; ainda que devagar.

Nosso artigo o ajudou?

Você deseja começar seu aprendizado na cozinha, mas não sabe por onde começar?

Gostou? Então, por favor, compartilhe com alguém.

Sumário