Segundo o Instituto de Gastronomia, entre 1994 e 2020 o consumo de hambúrguer cresceu 611%. O prato, tentador e versátil, popularizou-se após a Primeira Guerra Mundial. Conquistou não apenas os americanos, mas também os brasileiros e muitos outros povos.
Hambúrgueres são a opção mais rápida apesar de não ser a apontada como a mais ideal quando se fala de saúde alimentar. Empresas de olho nesse mercado aproveitaram a oportunidade e, hoje, lucram muito com esse nicho da gastronomia. A concorrência é grande e o jeito de se destacar está em oferecer variedade de sabores e de preços, a fim de agradar essa parcela dos consumidores, incluindo os vegetarianos.
Em 2019, o IBGE apontou que mais de 30% do orçamento familiar brasileiro ia para refeições por delivery. Esse dado foi registrado antes da pandemia de Covid-19.
Além disso, restaurantes de todo o Brasil enxergaram no tamanho e nas porções do prato, pois é uma oportunidade de negócio valiosa, expandindo as operações para satisfazer os gostos mais sofisticados e exóticos.
Dessa maneira, a popularização de estabelecimentos que se dedicam exclusivamente à venda de hambúrgueres, conhecidos como hamburguerias, é espantosa. No cardápio desses restaurantes, é possível observar combinações diferentes de receitas, com o uso de ingredientes diferenciados, como queijos premium, pães integrais e até mesmo cogumelos para aqueles que não comem carne.
Esses locais oferecem um produto sofisticado e uma experiência diferenciada. O diferencial começa no cardápio e se estende até a decoração.
Os hambúrgueres artesanais fizeram tanto sucesso que até mesmo redes de lanchonetes gigantes de fast food como o McDonald’s e o Burger King, adaptaram seus cardápios para também oferecer aos clientes mais exigentes, com sua a linha de hambúrgueres especiais.
É imprescindível que, os restaurantes mantenham-se sempre atualizados e relevantes, adaptando as tendências culinárias, como fazem as líderes desse nicho. O paladar do consumidor evoluiu, bem como suas exigências por novidades, e cabe aos responsáveis pela administração dos restaurantes manterem-se sempre atualizados.